10 de mar de 2013

Diário de Intercâmbio - Distrito, Impressões, Ansiedade

Bonjour, Bonsoir, whateva... ainda estou aqui, mesmo depois de passar 9/10 dias sem postar. lol Mas é que não tinha muita coisa pra falar, estava sem notícias, e só agora a coisa mudou. Vou falar um pouquinho sobre meus possíveis distritos na França (que são dois), minhas primeiras impressões antes mesmo de ir e o resto você vai ver se continuar lendo e se prepara pq o post tá IMENSO. Juro que vou tentar diminuir nos próximos.


Possíveis Localizações;

Eu já estava pirando desde o resultado da seleção. O nosso Chairman (responsável pelo intercâmbio do distrito), Fransérgio, só havia mandado um e-mail com a tabela de classificação e o nosso país de destino e mais nada. Eu fiquei sem saber o que fazer e muito ansiosa, já tinha o passaporte (que era a única coisa que eu tinha em mente para ser providenciada, mas eu já tinha, então) e já tinha começado as aulas de francês e aí eu mandei um e-mail pra ele assim: 

Camila Villaca
Quando receberemos as próximas orientações e informações?! 

Fransérgio Piovesan
Agora estamos enviando os documentos.
Os distritos parceiros terão um tempo para analisar e fazer a parte deles.
Não há tempo certo.
Você será informada de tudo por e-mail.


Fiquei mais tranquila, só que ainda continuava ansiosa pra saber onde iria ficar. Mostrei esse e-mail pro Ivo e ele me disse que havia perguntado pro Chairman a possível localização dele, o Fransérgio respondeu e foi aí que pedi pro meu pai ligar pro mesmo pra perguntar sobre a minha possível localização também. Feito isso, o Chairman disse que o "convênio", sei lá que palavra eu usar kk, com o distrito da França é, na verdade, multidistrital e eu poderia cair no distrito 1640 (Normandia) ou no 1520 (Picardie). Eu já sabia que sobre a possibilidade de cair na Normandia antes de ele falar, por causa da menina do meu distrito que está lá.
Desde o início queria ir pra um lugar frio, que nevasse todos os anos, mesmo que pouco, e quando vi que poderia cair no 1640 (que está localizado no noroeste da França e consequentemente na costa), me desanimei bastante porque sabia que era mais quente, mas depois que conversei com todo esse pessoal (a intercambista do meu distrito que está lá, a amiga francesa dela e a menina da Normandia que está aqui) e pesquisei, eu me animei MUITO. Depois do e-mail, vi que havia também uma possibilidade de cair no 1520, que é relativamente mais frio, pois está situada no norte e quase na fronteira com a Bélgica, mas, não sei porque, ainda não consegui me animar com essa possibilidade, que era tudo que eu queria no começo, acho que é porque já me familiarizei com a Normandia. É, pode ser. Agora chega de enrolação, esse texto deve tá super confuso, então vamos pro que interessa.

Normandia;

Mont Saint Michel - Normandia

"Normandia (francêsNormandie) é uma região histórica do noroeste da França colonizada pelos normandos. É dividida em duas regiões administrativas: a Baixa Normandia, reagrupando os departamentos CalvadosManche e Orne, e a Alta Normandia, com os departamentos Eure e Seine-Maritime."

A intercambista do meu distrito está morando numa cidade na Baixa Normandia,  ela me disse que já nevou duas vezes, mas que ela acha bem frio mesmo sem neve e que chove bastante. Já intercambista da França, que está aqui, morava num vilarejo na Alta Normandia e pelo que eu vi, lá neva mais vezes do que na Baixa. O vilarejo fica a 35 minutos da sua escola, da principal cidade também e a 2 horas de Paris e dá pra ir sozinha de trem, yay. Eu conversei com a Roxane, e ela disse que todo ano os seus pais  recebem intercambistas e que nesse ano não seria diferente e ela queria muito que eu ficasse na sua casa, disse que se eu caísse lá iríamos sair sempre, etc, etc, etc. Aí a mesma mandou um e-mail pro  chairman dela (do seu distrito da França), pra ver se ele conseguiria me colocar na família dela. 
A Roxane foi muito fofa comigo, tirou toda a impressão negativa que eu tinha dos franceses quando visitei a Europa em 2012. Quando fui pra lá, o único lugar que eu e minha mãe tivemos problemas com a comunicação e educação, foi em Paris. Claro que não dá pra generalizar, algumas pessoas foram educadas, mas a gente fica com a essa impressão, né? Mas ai, a Thayenne falou pra uma amiga francesa dela sobre mim, ela se chama Pauline, e a mesma me adicionou no facebook, ficamos conversando horas em inglês e isso só tirou mais ainda qualquer impressão negativa que eu tive.



A Normandia também é um lugar com muita riqueza histórica. Foi palco de importantes batalhas e ainda é possível obsevar todas essas marcas. A Normandia também possui praias belíssimas. O Mont Saint Michel, foi um mosteiro foritificado (wikipedia mandou beijo) e foi feito em homenagem ao arcanjo de São Miguel. Ele está localizado em um ilhote e o Rotary organiza encontros de intercambistas lá.

Picardia;

Longpont - Picardia

"A Picardia (em francês: Picardie) é uma das 26 regiões administrativas de França. Situada no norte do país, compreende três departamentos: Aisne, Oise e Somme."

Eu não sei muito, na verdade não sei quase nada mesmo kk, sobre a Picardia. Só sei o que eu vi no wikipedia, que é mais frio, o sotaque é mais carregado, que está no norte e entre os rios Marne e Somme. Agorinha estava procurando informações sobre lá, que são poucas, e vi um textinho que dizia: 
"Selvagem na baía do Somme e no parque de Marquenterre, a Picardia torna-se maravilhosamente gótica ao longo da estrada das catedrais (Amiens, Laon e Beauvais). Ao evocar os castelos de Pierrefonds, Compiègne ou Chantilly, desvenda-se um ambiente da realeza."


Aqui segue um vídeo que eu achei, a música dá sono, mas as fotos são de tirar o fôlego. Como eu disse, não tinha muito o que fala sobre esse lugar, não conheço nenhum intercambista de lá e o google não ajudou muito.


Meu próximo posto será um post feito junto com o meu amigo intercambista, Ivo Junior (http://usahomeaway.blogspot.com.br/) e vamos falar sobre como se inscrever no programa de intercâmbio do Rotary. Vimos que muita gente tem dúvidas, todo mundo pergunta pros intercambistas sobre isso e já me perguntaram também e como é chato ter que ficar explicando toda hora, achamos melhor fazer um post específicamente sobre isso. O post estava programado pra sair hoje, mas como não deu, vamos postar no máximo até o fim de semana que vem.
Depois disso, não sei quando vou postar de novo, o Chairman disse para eu ter paciência, pois posso ficar até Maio sem novas notícias, mas o vlog eu já vou começar logo. Pode ser que durante todo esse surja mais alguma coisa pra eu falar. Se você tiver alguma sugestão de post, deixa nos comentários ou no meu ask. 

Au Revoir, Camila.


5 comentários:

  1. Ola, a Larissa Pietsak me indicou seu blog! Eu sou do Distrito 4490, e estou inda tbm para a Franca no ano Rotario 2013/2014. Vc nao gostaria de fazer vlogs?? Seria bem legal.

    ResponderExcluir
  2. Oi Pacco, que bom saber que vc achou meu blog e mais legal ainda saber que vc vai pra França. Já sabe que região? Vou fazer vlog sim, aliás já gravei um vídeo, mãs vou refazê-lo. Se quiser se inscrever no meu canal já, é esse aqui: http://www.youtube.com/user/camilabodstein Vou postar até sábado o primeiro episódio. Beijoss AHHH, me adiciona no facebook.

    ResponderExcluir
  3. Ok, irei me inscrever. Achei bacana o seu blog, tambem estava com vontade de fazer um, mas acho que apenas quando chegar la. Acabei de saber a minha regiao...Vai ser o Distrito 1750. E o seu? Qual é o seu face?

    ResponderExcluir
  4. Então, eu ainda não sei, tá entre esses dois mesmo. Tá aí do lado, no "Fale comigo", tem a ask, o instagram e o face.

    ResponderExcluir
  5. Oii vi o post seu e do seu amigo sobre como se inscrever na rotary, e queria saber se tem cm conseguir, as pessoas que tenham +18 e que ja tenham concluido o ensino medio

    ResponderExcluir

Seguidores

Horário