15 de mai de 2013

Minha família e minha escola!


Como eu disse no vídeo ai em cima, minha primeira família será composta apenas por mulheres. A host mom (ou mère d'accueil), a minha host sister menor (Hermine, 13 anos). A Emeraude, ou Émy, tem 17 anos e vai pro México, então não vou morar com ela. Aqui o primeiro e-mail da minha host mom, tá em francês, mas só vou postar pra mostrar e guardar de lembrança mesmo :')





































Minha host mom, a Corinne. 








Minha host sister mais nova, Hermine, linda do coração, fofa, estilosa, sardenta. Tô apaixonada pela minha irmãzinha gente ahahah 







































Minha host sister mais velha que vai pro México, Emeraude. 




























O gatinho mais novo, Saphir. Lindão né?! 






















O gatinho mais velho, o Pablo, e que segundo minha host mom é o mais arisco. 


Minha host mãe me disse que eles foram esquiar em Tignes umas duas semanas atrás no feriado de primavera e me perguntaram se eu já tinha esquiado. Eles também me mandaram umas fotos, mas só vou postar uma da vista do quarto de hotel deles, algo assim.




























A minha escola é particular e é um misto de internato, colégio normal e faculdade. Ela se chama Les Cordeliers e fica a 5 min à pé de chez moi. http://www.cordeliers-ndvictoire.org/









Eu vou ficar no première, que equivale ao segundo ano do E.M aqui no Brasil. As séries são dividas em Secondaire (primeiro ano), Première (segundo ano) e Terminale (terceiro), as duas últimas já são BTS, ou seja pre-BAC (vestibular deles lá) e por isso eles dividem em seção, pra você escolher de acordo com a área que você vai cursar. As áreas são Literatura, Economia e Científica.

Científica 

Matérias específicas são Matemática e Ciências

Literatura

Matérias específicas são Física, literatura francesa, literatura estrangeira, artes,  inglês aprofundado.

Economia

Matérias específicas são matemática, física e economia.

A matérias comuns, as matérias opcionais e as oficinas são pra todas as três igual.

Comuns: Francês, história, geografia, lingua estrangeira 1 e 2 (?), educação esportiva, educação jurídica, cívica e social
Opcionais: Latim, Italiano, Artes Plásticas
Oficinas: Chinês e Teatro
E tem também um tal de acompanhamento personalizado que eu ainda vou descobrir.

E por último, uma foto de alguma sala de aula da escola.

Au revoir, Camila.

5 comentários:

  1. Olá! Como vai você? Sou mãe de 3 filhos: 1 menina de 15, a Laura, Um menino de 13- Leonardo, e 1 menina de 11 - Sophia. Provavelmente iremos para Lyon, pois meu marido tem uma proposta de transferência de trabalho para a França. Gostaria de saber se você frequentou uma escola pública, e de como foi sua adaptação: amizades, apoio educacional, etc. Meu receio é quanto a adaptação deles, que ainda não falam francês(faremos um curso itensivo aqui antes de irmos), mas tenho receio de que eles não sejam bem recebidos e que esse processo de interação com os jovens franceses seja muito demorado ou sofrido. Como foi para você? Assisti teu vídeo sobre a escola e fiquei preocupada, te achei um pouco triste e sozinha. Isso mudou com o tempo? Abraços, Carla.

    ResponderExcluir
  2. Oi, muito obrigada por ler meu blog e mandar sua pergunta. Meu caso é particular e tenho quase certeza que ele não se aplicará aos seus filhos. Eu estou morando numa cidade de 10 mil habitantes e as pessoas não tem mentalidade de cidade grande, são mais conversavadores (o que deve ser o oposto de Lyon, que é uma cidade grande, uma metrópole) e minha escola é PRIVADA e CATÓLICA, ou seja, muito estrita, muito conservadora e tenho sim problemas com isso (até porque vim sem meus pais), entretanto tenho um apoio educacional maior, pois se trata de uma escola particular. Em todo caso, meu nível de francês está ótimo e isso facilita um pouco. Eu estou tentando mudar pra escola pública, pedi para o meu rotary e aguardo resposta, mas as coisas ainda não melhoraram pra mim. Meus amigos intercambistas que estão em escolas públicas estão muito bem adaptados, mesmo os que não falam muito o francês, as pessoas são mais abertas, pois você encontra pessoas de todos os tipos nas escolas públicas (o contrário da minha, que são só riquinhos e católicos) e ainda mais numa cidade grande, as pessoas acabam sendo mais acostumadas com a diversidade e isso com certeza aumenta a receptividade deles com os estrangeiros. Quanto ao francês, eu recomendo muito que vocês façam alguma coisa tipo wizard, o método é rápido, eficaz e não muito caro e me ajudou muito. Eles com certeza darão mais atenção aos seus filhos se eles tentarem falar francês e, não se esqueça que francês não é arreganhado e com brasileiro e que eles são mais tímidos. Beijos, tudo de bom pra você e pra sua família. Vocês vão gostar da França.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, muito obrigada por me responder!
      Fiquei mais tranquila, pois a ideia é justamente a escola pública. Tenho outra preocupação, que é com relação a escolha no ensino médio. Meus dois mais velhos querem fazer Medicina, qual seria a melhor opção de escolha no Ensino Médio? Você saberia me dizer se o curso de Medicina na França é gratuito e se tem vestibular?
      Espero que consiga mudar para a escola pública e que faça muitos amigos, pois você me nos passa a imagem de uma garota muito bacana! Bjs, poste mais sobre sua experiência sempre que puder e aproveite tudo ao máximo!

      Excluir
    2. A melhor opção seria a seção S (científica), todas as pessoas que eu conheço e que querem tentar carreira na área da saúde estão em S. Mas seus filhos só vão poder escolher a seção que eles querem, a partir do première (segundo ano do ensino médio). Muito obrigada mesmo. Bjs

      Excluir
  3. Olá eu também vou fazer intercambio pelo Rotary e estou pensando muito em ir para frança, bem eu vou escolher a aréa de literatura ,porem eu vi que para validar seus estudos aqui no brasil O Ministério da Educação , determina que, obrigatoriamente, o estudante curse Matemática, Língua (a local), Ciências (deve escolher entre Química, Física ou Biologia), Estudos Sociais (História, Geografia ou similar) e Educação Física. Além dessas disciplinas, o intercambista poderá escolher matérias eletivas. se eu escolhesse literatura eu poderia fazer como materia adicional matematica e biologia para a validação ?
    Obrigada ,Ana :)

    ResponderExcluir

Seguidores

Horário